quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PORANGABA

PARTES USADAS: Folhas

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO: Porangaba - Cordia ecalyculata, ( PholiaMagra )um arbusto ou árvore pequena, da família das boragináceas, de folhas lanceoladas, flores brancas, campanuladas, e drupas vermelhas, globosas, semelhantes às do café. Além de bugrinho, pode ser chamada ainda de café-de-bugre, chá-de-bugre, chá-de-negro-mina, claraíba, laranja-aperu, laranja-do-mato, laranjeira-do-mato, limão-do-mato, limoeiro-do-mato. comumente encontrada nos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia.

INDICAÇÃO: Diurético, febrífugo, estimulante, circulatório, depurativas, anti-reumáticas, tônicas e sudoríficas. Muito utilizada em regime de emagrecimento.

COMO FAZER: Coloque 4 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 4 a 5 xícaras ao dia
Produtos naturais e emagrecimento

Tribuna do Norte

Dr. Jorge Boucinhas - médico e professor da UFRN

Um novo fitoterápico, de marca registrada PHOLIAMAGRA®, promete emagrecer, sem provocar quaisquer efeitos colaterais, agindo direto nas células de gordura do abdome. Além disso, atuaria ainda como energético, estimulante da circulação e evitaria o depósito de gordura nas artérias.

O princípio ativo é obtido de uma planta sulamericana (predominantemente brasileira) da Família botânica Boraginaceae, que chega a 8-10 metros de altura, com tronco de 30 a 40 cm de diâmetro, crescendo principalmente nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás. É, hoje em dia, bastante conhecida nos Estados Unidos e Europa, que padronizaram o extrato 20:1 super-concentrado.

Sua fama no mundo como uma forma natural e saudável de tratamento anti-obesidade atravessa as fronteiras, em franca competição contra produtos sintéticos. É conhecida pelo povo como Porangaba (ou, ainda, como chá de bugre, café do mato, claraíba, café de bugre, chá de frade, chá de negro mina, laranjeira do mato, rabugem) e tem nome científico de Cordia ecalyculata.
Pholiamagra

Arbusto grande ou árvore pequena, chegando a medir até 6 metros de altura e 20 centímetros de diâmetro. Possui casca pardo-vermelho-escura, pouco espessa e com numerosas fendas pequenas. As folhas são alternas, lanceoladas, glabras, luzidias, verde-escuras na página superior e um pouco ásperas na página inferior. As flores são brancas, campanuladas, dispostas em corimbos. O fruto é uma drupa globosa, vermelha, com a aparência do café. É bastante ornamental e de rápido crescimento.
No Brasil é encontrado nos estados de Minas Gerais, Baia, Acre e Goiás. É encontrado também na Argentina e no Paraguai.

Nome Científico: Cordia ecalyculata Vell. Sinonímia: Cordia salicifolia Cham.; Cordia digynia Vell.; Cordia leptocaula Fresen.; Cordia glaziovii Taub.

Nome Popular: Chá de Bugre, Porangaba, Claraíba, Café-de-bugre, Louro-salgueiro e Louro-mole, no Brasil; Araticú-guassú, na Argentina.

Observação: Segundo M. Pio Côrrea (Dicionário de Plantas Úteis do Brasil), tanto a espécie Casearia sylvestris Swartz, quanto a espécie Cordia salicifolia Cham. (sinonímia: Cordia eucalyculata Vell.), são conhecidas no Brasil por Chá de Bugre. Desta forma, surgiram confusões, principalmente com o aparecimento de produtos feitos de Porangaba, outra sinonímia popular da espécie Cordia eucalyculata Vell.
Assim, para evitar esta confusão, optou-se por chamar de “Guaçatonga” a espécie Casearia sylvestris Swartz e a espécie Cordia eucalyculata Vell. de “Chá-de-bugre” (também conhecida por Porangaba).

Família Botânica: Boraginaceae.

Parte Utilizada: Folha.

Princípios Ativos: Alantoína, Cafeína e Potássio.

Indicações e Ações Farmacológicas: O Chá de Bugre, por ser diurético, é utilizado para reduzir o peso e como supressor do apetite. Acredita-se também que ajude a reduzir a celuite. Em 1990, no Japão, cientistas demonstraram que 2,5 mcg/ml de extrato fluido da folha reduziram a capacidade de penetração do vírus da Herpes do tipo 1. Em 1997, pesquisas com coelhos e porcos da Guinea, indicaram propriedades cardiotônicas com a administração das folhas do Chá de Bugre.

Toxicidade/Contra-indicações: Não foram encontradas referências nas literaturas consultadas.

Dosagem e Modo de Usar: Não foram encontradas referências nas literaturas consultadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário