domingo, 21 de março de 2010

Correr na rua ou na esteira?

Considerada como a atividade física aeróbica mais eficaz para perda de peso, a corrida vem ganhando cada vez mais adeptos que pretendem construir uma vida mais saudável. Alguns preferem os parques e bairros arborizados, outros, pela falta de tempo ou outros motivos, adotam as esteiras das academias.

O médico Robson Ferrigno, membro titular do Conselho Brasileiro de Radiologia, diz que não dá para apontar o melhor método, pois ambos trazem benefícios com características diferentes. "Tudo depende do objetivo a ser alcançado", ele defende.

Veja algumas vantagens da caminhada na esteira e na rua.
Esteira
1. A principal vantagem da esteira é o menor impacto fornecido pela borracha da esteira rolante. Portanto, é ideal para os iniciantes, que geralmente estão acima do peso, e para os que pretendem ganhar forma física progressiva. O menor impacto também diminui consideravelmente as chances de lesões ou torções.

2. Ausência de imprevistos que mudam o ritmo, como chuva ou sol muito forte.

3. Possibilidade de realizar as "running classes" e academias. Esse treino envolve intervalos com ritmos diferenciados e crescentes em velocidade e inclinação da esteira, de forma individual e sob supervisão de um profissional.

4. O praticante tem um controle melhor da velocidade e inclinação do treino, tornando-o mais organizado.

5. Maior facilidade de hidratação durante a corrida, uma vez que se pode apoiar a garrafa de água ou isotõnico no suporte da esteira.

Rua
1. A sensação da corrida é bem menos monótona e mais agradável do que a esteira. Enquanto se corre, pode-se apreciar a paisagem e as pessoas ao redor.

2. O treino é mais eficaz uma vez que a força exercida sobre o colo é maior para impulsionar o corpo para frente. Mais grupos musculares são trabalhados.

3. É melhor para treinamento de tiro muito curto, que por sua vez possui o objetivo de aumentar a velocidade.

4. Ao ar livre, o calor é dissipado mais rapidamente do que em locais fechados, como as academias. Portanto, a produção de sua é menor. Claro que pode haver a interferência climática e essa relação se inverter. Mas se houver vento, o processo de desitração é menor.

5. Não provoca tonturas. Na esteira, durante o movimento da corrida, as paredes ao redor estão fixas. Isso engana o labirinto do corredor e, ao descer da esteira, a sensação é de tontura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário